terça-feira, 16 de junho de 2009

Projeto CEEJA

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE DOURADOS

CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE MS


Professora Lilia Odete Nantes de Oliveira





PROJETO EDUCACIONAL

“ Inglês Instrumental com recursos de blog na Educação de Jovens e adultos”





















DOURADOS/MS, 2009







CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE MS


Professora Lilia O. Nantes de Oliveira


PROJETO EDUCACIONAL

“Inglês Instrumental com recursos de blog na Educação de Jovens e Adultos”






Projeto apresentado ao Curso “Blog: Web-Idéias- Educação sem Fronteiras”, ministrado pelo NTE – Núcleo de Tecnologia Educacional de Dourados, sob orientação da professora multiplicadora Vilma da Silva Lins.














DOURADOS/MS, 2009


I . INTRODUÇÃO


O projeto tem como tema principal desenvolver os conhecimentos em tecnologia adquiridos no curso Web Idéias Educação sem fronteiras, ministrado pelo NTE – Núcleo de Tecnologia Educacional de Dourados que tem como principal objetivo o de levar a tecnologia à sala de aula oportunizando os alunos a utilização da Internet como recurso pedagógico.
O presente projeto será desenvolvido no Centro de Educação de Jovens e Adultos na disciplina de Língua Inglesa – Inglês Instrumental que tem como principal objetivo usar
Os recursos tecnológicos no desenvolvimento do projeto dentro das novas tendências educacionais tornando a aprendizagem mais significativa.


II- JUSTIFICATIVA


Os meios de informações estão cada vez mais presentes na vida das pessoas e a educação como sendo um dos caminhos para o desenvolvimento, deve estar integrado e o dever do educador é levar todos os recursos tecnológicos para sala de aula oportunizando e contribuindo para o desenvolvimento do aluno.

III . OBJETIVOS
III.I - GERAL


O objetivo deste projeto é o de implementar a tecnologia em sala de aula na Educação de Jovens e Adultos, motivando os jovens a usarem a Internet como recurso pedagógico através de uma mudança de concepção, ou seja, transformando o aprendizado em algo dinâmico e não apenas fonte de informação, mas como mais um recurso a ser utilizado.
Estimular o aluno a usar os meios tecnológicos em seu ensino aprendizagem na formação de um cidadão crítico e atualizado às novas tendências num contexto onde o aluno pode trabalhar sobre vários, e diversos pontos de vistas, estimulando discussões, reflexões e confrontos.
Para Cristina M.Sleiman a escola tem o dever para com a sociedade, onde educar vai além dos muros da escola e dos conteúdos curriculares tradicionais, é preciso além de tudo educar para a vida, para o amadurecimento, contribuindo para um futuro mais seguro para a sociedade, pois através da conscientização e orientação de seus alunos a mesma estará prevenindo responsabilidade para a instituição e contribuindo para que o aluno não se torne vítima e muito menos infrator, mesmo que por negligencia, no uso das ferramentas tecnológicas.

Portanto temos o dever de incentivar o aluno a construir mecanismos eficientes a fim de competir com o advento dos recursos visuais, auditivos e multimídia no intuito de formar cidadãos críticos e dentro das novas perspectivas da sociedade.



III.II - OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Oferecer opções para enriquecer as aulas e, ao mesmo tempo, estimular a criatividade do educando.

- Recorrer ao uso de tecnologias, para tornar mais significativo o processo de ensino aprendizagem.

IV . METODOLOGIA


O curso será ministrado na área de Língua Inglesa, mini-curso com um total de 10 horas aulas com 5 encontros de 2 horas aulas.Será apresentado no período noturno, com início no dia 26 de julho de 2009. Conforme conteúdo programático as aulas serão ministradas na sala de Informática utilizando além de explanação teórica, aulas práticas em Power point, exercícios complementares postados no blog, pesquisas no Google, músicas em inglês utilizando vídeos e trabalho final com apresentação de slides também postados no blog.

VI . CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Temas abordados
Disciplina
Professor responsável
O que é Inglês Instrumental?
Inglês
Lilia O. Nantes
Um pouco de gramática
Inglês
Lilia O. Nantes
Técnicas de Leitura
Inglês
Lilia O. Nantes
Usando o Web Blog como recurso
Inglês
Lilia O Nantes
Avaliação final
Inglês
Lilia O. Nantes




VII. AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, feita através da participação e desempenho dos alunos participantes com certificado de participação no final do curso.


VIII . DIVULGAÇÃO E PUBLICAÇÃO
O projeto será divulgado e publicado no Blog do curso www.zelitabloguita.blogspot.com, www.ceejadourados.com
e registrado na plataforma Lattes.




I.X . CONTATOS
Parceiros, colaboradores e Orientadores

Nome Completo
Função
Telefone (s)
e-mail
1
Denize
Coordenadora


2
Sandra Saldivar
Professora




X. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.chaves.com.br/TEXTSELF/EDTECH/tecned2.htm - acesso dia 14/06/2009

http://www.youtube.com/watch?v=xLRt0mvvpBk&feature=related&pos=6 – ACESSO EM 14/06/2009



0 comentários: